Book Lançamento peça LAZARUS

Lançamento Musical "LAZARUS"

Mas o que foi o projeto? Em um trabalho acadêmico recebemos a missão de elaborar a estratégia de divulgação para a campanha de um produto cultural seguindo a estrutura solicitada para unificação das matérias.

SOBRE O PRODUTO

De David Bowie e do dramaturgo irlandês Eda Walsh, Lazarus é um espetáculo baseado no romance “O homem que caiu na Terra”, escrito por Walter Treris com direção de Felipe Herisch, grande conhecedor da obra do artista, o roteiro conta a história do personagem Thomas Newton, um atormentado alienígena que viaja para a Terra para salvar seu planeta.

DEFESA DE PROJETO

Hoje o Brasil é um país com uma produção muito forte do teatro musical. Temos um mercado cultural muito vasto, e anualmente diversos espetáculos desse gênero acontecem por todo o nosso território, sendo que há uma concentração maior desse mercado nas grandes metrópoles, como é o caso da cidade de São Paulo, a qual é o nosso alvo nessa campanha.

Mesmo diante desse amplo mercado, muitos musicais possuem dificuldade de levar as pessoas a espaços e eventos culturais deste segmento por falta de uma divulgação efetiva.

O nosso objetivo com a campanha é atingir e levar o conhecimento sobre a obra de David Bowie, ao máximo possível de pessoas utilizando da grande influência do artista. O Musical Lazarus que já fez muito sucesso lá fora, abre portas para atrair um público que engloba dos mais jovens aos mais velhos, amantes da cultura pop e suas influências.

Toda a campanha foi desenvolvida buscando fazer jus a ideia central passada pelo musical que retrata a história de um alienígena que aterrissa na Terra buscando uma solução para salvar o seu planeta de origem. Na linha criativa da campanha, inserimos um apelo dramático, pois todo enredo conta com muitas questões sociais e nos faz refletir sobre o âmbito e real significado da solidão e isolamento social, um conceito muito discutido na sociedade contemporânea.

Em nossa abordagem de divulgação do musical, trabalhamos em uma comunicação amparada em informações essenciais sobre o lançamento da obra, tendo como embasamento a experiência exclusiva que o musical proporciona, já que é a única adaptação feita da obra original aqui no Brasil, e ainda possui um repertório com músicas exclusivas do artista que foram escritas meses antes da sua morte. 

Um elemento bem específico em nossas criações é o fato de que todas elas possuem uma mesma foto do artista. E a justificativa plausível que temos para isso é que com base em pesquisas e contato direto com os produtores originais da peça aqui no Brasil, a informação que obtemos é que David Bowie ainda em vida, designou que apenas uma foto dele poderia ser utilizada em quaisquer tipo de material publicitário e de divulgação do musical.

Buscamos manter um padrão tanto de criação como de informação em todos os materiais da campanha de lançamento, utilizando uma fonte tipográfica de fácil leitura e cores que promovem as sensações de profundidade e mistério, contextualizando diretamente com a história retratada.

Na etapa de diagramação das peças, todos os elementos foram distribuídos de forma que não haja nenhum tipo de distorção ou ruído na comunicação. Aplicamos as devidas adaptações de acordo com os formatos e mídias que serão utilizadas na veiculação, visando a claridade e objetividade no que se refere ao lançamento de Lazarus, o musical de David Bowie aqui no Brasil.

ETAPAS DO PROCESSO

PESQUISA DE MERCADO

Nessa primeira etapa buscamos ir a fundo para encontrar dados e informações detalhadas sobre o cenário do teatro musical brasileiro, analisando diversos produtos deste mercado e traçando a estratégia que nos auxiliasse na elaboração posteriormente do briefing de criação.

BRIEFING DE CRIAÇÃO

Já com a pesquisa de mercado realizada ficou mais fácil para começarmos a conhecer as características do produto que foi selecionado, assim como, selecionar o público-alvo da campanha de lançamento do musical.

DESENVOLVIMENTO DA CAMPANHA

Depois de toda a parte teórica finalizada demos partida para a criação, desenvolvendo as peças, selecionando os meios e canais para divulgação, definindo as datas de pré-venda e lançamento.

ELEMENTOS DE CRIAÇÃO

Abaixo temos alguns detalhes e elementos específicos em nossas criações:

Nesta imagem utilizada de fundo, temos um homem solitário que representa as experiências, os sentimentos e o drama vivido pelo alienígena também conhecido como o homem que caiu na terra.

Um elemento bem específico em nossas criações é o fato de que todas elas possuem uma mesma foto do artista. E a justificativa plausível que temos para isso é que com base em pesquisas e contato direto com os produtores originais da peça aqui no Brasil, a informação que obtemos é que David Bowie ainda em vida, designou que apenas uma foto dele poderia ser utilizada em quaisquer tipo de material publicitário e de divulgação do musical.

ASSINATURA DA CAMPANHA

“Um olhar profundo sobre a solidão”

Escrita de maneira formal, e em tom reflexivo, a proposta dessa assinatura é chamar os interessados e os curiosos. O foco na solidão significa que, por mais que exista meios de se reconhecer no outro, o musical traz uma forte ligação a muitas questões sociais e contém uma energia diferente e convidativa.

Mesmo sendo baseada em uma história de ficção científica com um contexto “absurdo”, que retrata a vida de um alienígena, um ser diferente, que chega ao Planeta Terra e começa a absorver o dia a dia, o jeito e os vícios humanos aos poucos. Acaba se tornando realista o suficiente para considerar como uma metáfora daquilo que todos nós carregamos: uma indescritível angústia e solidão existencial.

Book de lançamento musical “Lazarus”

Para ter acesso ao material completo dessa campanha de lançamento, clique no botão abaixo e confira o nosso book:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *