Ampliando Horizontes:

Da Tela para as Ruas, como podemos fazer para salvar e exportar arquivos gigantes?

Para começar vamos falar de DPI e PPI, que são termos muito utilizados para descrever a resolução de uma imagem, mas eles são usados em contextos diferente.

DPI (dots per inch):

DPI é uma medida de resolução usada principalmente em impressão. Ele se refere ao número de pontos de tinta por polegada que uma impressora é capaz de reproduzir. Quanto maior o DPI, mais detalhada será a impressão. Por exemplo, uma impressora com 300 DPI produzirá 300 pontos de tinta por polegada. Isso afeta a qualidade da impressão, mas não está diretamente relacionado à resolução da imagem digital em si.

PPI (pixels per inch):

PPI é uma medida de resolução usada em contextos digitais, como imagens em tela (computadores, dispositivos móveis, etc...) e imagens que são destinadas a serem exibidas em monitores. Ele também se refere ao número de pixels (elementos de imagem) por polegada em uma imagem digital. Quanto maior o PPI, mais detalhada será a imagem na tela. Por exemplo, uma imagem com 72 PPI tem 72 pixels por polegada.

Em resumo, DPI é relevante para impressão e se relaciona com a capacidade de uma impressora criar detalhes visíveis, enquanto o PPI é relevante para imagens digitais e se relaciona com a densidade de pixels em uma imagem que será exibida em uma tela. Ao editar imagens, é importante saber em qual contexto você está trabalhando e usar a resolução apropriada (DPI para impressão e PPI para imagens digitais) para obter os resultados desejados.

Em impressões é muito comum as pessoas imprimirem com pelo menos 300dpi para impressões de revistas ou 1200dpi para fotografias e trabalhos com necessidades maiores de resolução, isso garante boa qualidade ao vermos uma imagem de perto, porém em arquivos grandes as pessoas não costumam estar próximas para ter uma percepção real da qualidade, nesse contexto ter uma grande resolução é algo desnecessário, pois a pessoa as pessoas não chegarão perto o suficiente para ver os pequenos pontos de resolução.

Outro motivo para não manter a resolução tão alta é o peso do arquivo editável no computador ou o tamanho do arquivo de impressão. Por isso se você está com dificuldades de salvar ou exportar os arquivos vou te passar algumas dicas:

  • Banners, backlights ou backdrops, são arquivos grandes e que as pessoas veem de uma distância média, então resolução de 300dpi se torna desnecessária, o ideal seria trabalhar com algo em torno de 72dpi, para dar um alívio para seu computador e garantir um ambiente otimizado durante o desenvolvimento do projeto.
  • Quando falamos de fachadas, outdoors, adesivação de caminhão etc. O problema é ainda mais sério, pois esses arquivos constantes podem alcançar os limites do Programa, exemplo: PSD permite apenas arquivos até 2gb, e nesses casos esse limite é facilmente alcançado, para esse problema existe uma solução simples que é salvar o arquivo nos padrões de arquivos gigantes do Photoshop o “PSB”, ele se torna a melhor opção para arquivos de 2gb.
  • Para arquivos digitais as coisam não mudam tanto, mas o contexto sim, nas mídias digitais por exemplo, pois os navegadores antigos tinham como padrão 72ppi enquanto os novos navegadores trabalham entre 96 e 120ppi, então não existem motivo para colocar uma resolução muito alta, e os padrões se adaptam ao contexto da utilização nas medias sociais utilizamos PNG sem compressão, pois as próprias redes sociais fazem a compressão de tamanho e qualidade otimizados para não atrapalhar no carregamento das imagens, utilizando menos dados moveis e menos espaço dos celulares dos usuários, o JPG para anúncios e sites, porém hoje encontramos o Webp, um arquivo criado para otimizar al máximo a qualidade e peso das imagens para navegadores, e por isso se torna a melhor opção para o pensamento de Mobile First, Responsividade e SEO.
  • Mas voltando ao tema de arquivos gigantes, no meio Digital também encontramos anúncios em telões, OOH, cinema trazendo novos desafios, pois o peso do arquivo influencia tanto quanto a qualidade, raramente teremos a chance de ver uma mídia dessa de perto e o tempo de carregamento se torna um vilão na experiência do usuário.

“Mas, existe solução melhor para esse problema? Sim! E vou sitar duas formas incríveis para otimizar esses arquivos.”

Mudar a proporção dos arquivos

Resolução Adequada e Dimensionamento Consciente:

A regra geral é bem simples, em resolução entre 300pdi utilizamos o arquivo com 10% do tamanho e ou resolução de 150dpi com tamanho de 20% da medida final para garantir uma qualidade de impressão nítida.

Modo de Cor sempre CMYK:

Certifique-se de que o modo de cor da imagem esteja configurado para CMYK se o outdoor for para impressão. CMYK é o modo de cor padrão para impressão, existe também a opção do Pantone, mas nunca cheguei a utilizar em impressões. *o RGB deve ser evitado pois ele é mais adequado para exibição em tela e pode gerar inconsistências nas cores no momento da impressão.

Backup de Arquivos Originais:

Mantenha um backup dos arquivos originais antes de fazer alterações. Isso é crucial para garantir que você possa retornar à versão original se for necessário.

Trabalhe com Mockups:

Ao visualizar ou trabalhar na imagem no software de design, certifique-se de estar visualizando em uma escala representativa do tamanho real do outdoor para ter uma ideia precisa de como a imagem será exibida antes do envio para revisão, dessa forma possíveis problemas como tamanho da fonte ou quantidade de texto podem ser antecipados.

Gerar arquivos vinculados externamente

No Adobe Photoshop, adicionar arquivos vinculados é uma técnica que pode ajudar a manter o tamanho dos arquivos PSD mais leve e a melhorar a eficiência no gerenciamento de recursos. A vinculação permite que você mantenha os recursos, como imagens ou objetos vetoriais, em arquivos separados e os referencie em seu projeto PSD em vez de incorporá-los diretamente. Isso é útil para manter o tamanho do arquivo PSD controlado, especialmente quando você tem muitos elementos ou elementos de grande tamanho em seu projeto. Aqui está como adicionar arquivos vinculados no Photoshop:

Preparação dos Recursos:

Primeiro, certifique-se de que os recursos que deseja vincular estejam separados em arquivos individuais. Isso pode incluir imagens, ilustrações vetoriais ou outros elementos que você deseja referenciar no projeto principal. Abra o Photoshop e crie um novo documento PSD ou abra um documento existente no qual deseja adicionar os arquivos vinculados.

Incorporar Vínculo:

Vá para o menu "Arquivo" (File) e selecione "Colocar Incorporar" (Place Embedded). Isso abrirá uma janela do explorador de arquivos que permite selecionar o arquivo que deseja vincular. Escolha o arquivo apropriado e clique em "Colocar" (Place).

Posicione e Dimensione:

Após inserir o arquivo vinculado, você poderá posicioná-lo e redimensioná-lo conforme necessário em seu documento PSD. Isso cria uma referência ao arquivo vinculado, mas o arquivo vinculado permanece externo ao PSD principal.

Gerenciamento de Vínculos:

Para gerenciar os arquivos vinculados, você pode acessar o painel "Vínculos" (Links) no Photoshop. Vá para "Janela" (Window) > "Vínculos" (Links). No painel de vínculos, você pode ver os arquivos vinculados, atualizá-los se forem modificados externamente e até mesmo incorporá-los novamente, outra forma de trocar o arquivo vinculado é clicando com o “botão direito do mouse” e selecionado a opção “Revincular Arquivo”.

*Lembre-se de que a vantagem de usar arquivos vinculados é que eles mantêm o tamanho do seu arquivo PSD controlado e permitem a edição externa dos recursos vinculados. No entanto, é importante manter os arquivos vinculados organizados e não movê-los ou renomeá-los após vinculados, para que o Photoshop possa encontrá-los facilmente. Isso é especialmente útil em projetos colaborativos ou em situações em que os recursos estão sujeitos a alterações frequentes.

Conclusão

Arquivos gigantes desempenham um papel crucial no design gráfico, permitindo a criação de projetos de grande formato de alta qualidade. Ao entender a importância desses arquivos e seguir as melhores práticas ao trabalhar com eles, os designers gráficos podem alcançar resultados impressionantes que agradam o público-alvo e atendem às expectativas dos clientes.

O DESIGN é essencial para a resolução de problemas complexos, e você não vai realmente deixar essa oportunidade escapar, vai?

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