Inteligência Artificial, uma vilã ou heroína?
A inteligência artificial (IA) é um divisor de águas em diversas áreas, incluindo redação, programação, design e marketing. No entanto, a ideia de que a IA irá substituir completamente os seres humanos é simplista demais. Neste artigo, exploraremos como essa parceria é crucial, realçando a forma como ambos podem trabalhar juntos para impulsionar eficiência e excelência em casos de uso amplos. Além disso, discutiremos como a tecnologia se tornou acessível a todos e como as plataformas que mais evoluem agora oferecem planos de assinatura. Boa leitura!
IA e Tarefas Repetitivas
Casos de Uso Amplos: A IA é uma aliada valiosa em uma variedade de casos de uso, desde análise de dados em programação até automação de tarefas em marketing. Ela processa grandes volumes de informações rapidamente, permitindo que profissionais em diferentes campos foquem em tarefas mais criativas e estratégicas. A IA está democratizando a tecnologia ao torná-la acessível a todos, é verdade que a maioria das plataformas ainda está em sua versão Beta nas versões grátis, mas também existem plataformas líderes que oferecem planos de assinatura para garantir a disponibilidade de ferramentas avançadas.
Redação e Design personalizados
Criatividade ao alcance de todos: Profissionais de Redação e Design se beneficiam da IA ao automatizar tarefas repetitivas, liberando tempo para se concentrarem na criatividade e na personalização. Isso torna a criatividade ao alcance de todos, mas para manipular essa tecnologia também é necessário um conhecimento da ferramenta, suas limitações e como podemos aproveitar o potencial para alcançar os melhores resultados.
Redação e Design Personalizado
Criatividade ao alcance de todos: Profissionais de Redação e Design se beneficiam da IA ao automatizar tarefas repetitivas, liberando tempo para se concentrarem na criatividade e na personalização. Isso torna a criatividade ao alcance de todos, mas para manipular essa tecnologia também é necessário um conhecimento da ferramenta, suas limitações e como podemos aproveitar o potencial para alcançar os melhores resultados.
Avaliação Crítica nos Resultados do Marketing
No marketing, a IA gera resultados rapidamente, através de opção de novos caminhos, fluxos de autorizados, relatórios com dados e insights em tempo real, automatiza tarefas repetitivas, permitindo que os profissionais foquem em tarefas mais criativas e estratégicas. mas a avaliação crítica é um território em que os humanos são insubstituíveis e eficaz na criação e avaliação de estratégias de marketing.
Quem me conhece sabe não sou especialista no assunto, mas também sabe da minha sede pelo tema, e que a muitos anos acompanho esse mercado lendo artigos, participando de debates, assistindo vídeo e comunidades que falam sobre o assunto.
Minha opinião sobre o assunto é: Realmente tivemos um grande salto evolucionaria na área de Inteligência Artificial, um rumo sem volta. Mas acredito que ela pode ser útil para muita coisa mesmo ainda não estando totalmente pronta, já que a maioria das plataformas ainda está em sua versão Beta nas versões grátis, e aquelas que conseguiram chegar a um nível superior de qualidade já estão com planos de assinatura.
A tendencia é que mais e mais plataformas sejam geradas, e cada criação com propósitos diferentes e isso nos indica um futuro melhor.
A tecnologia é preconceituosa?
Eu gostaria de falar que não, mas o problema é mais profundo, quando imaginamos como as máquinas são treinadas, com dados viciados, padrões de beleza exclusivos e não inclusivos percebemos que sim, mas isso não é da tecnologia em si, mas sim das pessoas por traz da tecnologia e do aprendizado. A máquina não nasce sabendo o que é diversidade, inclusão, e precisamos alimentar as ferramentas com importância para esse tema.
Existem países que não tiveram grades imigrações e por isso possuem uma baixa variação estética e homogeneização dos padrões de beleza. Mas o Brasil historicamente é reconhecido por abrigar imigrantes de diversos locais do mundo, Isso gera uma diversidade ainda maior do que em outros países.
Em minha profissão como Designer frequentemente tenho que utilizar bancos de imagens, onde em sua maioria é composto por Fotógrafos e Designer estrangeiros, e por isso os melhores resultados são sempre para pesquisas em inglês. E por esse motivo os padrões estéticos dificilmente representam com qualidade a diversidade brasileira, outro problema é a priorização do engajamento, ao detrimento da representação das maiorias.
“Vamos fazer um teste agora. Pesquise em qualquer banco de imagens sobre lideranças, e analise o resultado. Resultado: Homens brancos e de meia idade, mas quem foi que disse que não podemos ter mulheres, negros, ruivos, jovens, baixos, pessoas acima do peso, indígenas, asiático …. Mas quem foi que disse que esse perfil de pessoas não pode assumir posição de liderança? Isso é um problema estrutural da sociedade elitizada e das mídias, e não da ferramenta.”
A tecnologia vai superar a presença humana?
A resposta correta é “Sim” e “Não”, pois tudo depende do contexto. Se pensarmos que em tarefas repetitivas utilizaremos as máquinas para gerar resultados podemos imaginar que perderemos muitos cargos, porém ainda precisaremos de humanos para dar comandos e definir os acertos e erros de cada proposta criada pela IA, então a realidade é que precisaremos de cada vez menos pessoas para executar as mesma tarefas, e a tendencia é que aconteça uma migração de áreas, onde o “sub emprego” ou funções com menos formação se coloca em risco, e cada vez mais precisaremos de “especialistas em tecnologia”, o maior problema dessa lógica é o fato das pessoas terem resistência a formação e procurarem o caminho mais rápido, ou seja, o que todo mundo está fazendo para ganhar dinheiro sem muito esforço é o que eu quero fazer também, e o perigo nessa atitude é que saturamos algumas funções, enquanto outras profissões sofrem com escassez de mão de obra especializada.
Ultimamente ouço muitas pessoas me perguntando se acho que o trabalho de Redatores, Programadores Designers e Fotógrafos estão em risco, e apesar nos últimos anos terem surgido muitas ferramentas com esse propósito, a adesão a essas tecnologias ainda está em seus estágios iniciais e o especialista vai ter uma grande ajuda em suas funções e precisara se aperfeiçoar para utilizar essas ferramentas para fazer grande parte do seu trabalho, mas o refinamento dos comandos, a personalização para diferenciar um resultado do outro sempre precisarão de um especialista por trás para trazer mais eficiência e não criar apenas coisas genéricas.
Voltando a pergunta inicial “A Inteligência Artificial é vilã ou heroína?”
Bem, ainda bem que você perguntou! A inteligência artificial tem o potencial de ajudar a humanidade de maneiras que nem sequer podemos começar a entender. Ela não é vilã ou heroína, é apenas uma ferramenta. Talvez não consigamos ver seus benefícios agora porque estão muito distantes no futuro, mas eles acabarão surgindo e, quando isso acontecer, mudarão nossas vidas para sempre!
A IA não substituirá os seres humanos; em vez disso, ela criará novas oportunidades para nós e resolverá problemas que estão além da nossa capacidade atual (como a cura do câncer).
Conclusão
Estamos em uma encruzilhada. A IA pode ser usada para o bem ou para o mal, mas cabe a nós decidir como usaremos essa tecnologia. O futuro está em nossas mãos e, com o equilíbrio certo entre a engenhosidade humana e o aprendizado de máquina, aproveitando o poder da IA e da criatividade humana trabalhando em conjunto para uma parceria de sucesso!
Essas são as minhas recomendações gratuitas para Designers iniciantes
Firefly
Ferramenta de Inteligência Artificial Generativa integrada ao Pacote Adobe, o Firefly é fácil e preciso, mesmo para iniciantes, e pode revolucionar a forma como trabalhamos com vídeos, criação ou manipulação de imagens através de comandos simples, além do seu uso no Photoshop o Firefly também possui versão gratuita através da ferramenta Adobe Express para navegador ou App de celular.
Bing Create com DALL·E 3
Uma poderosa plataforma Desenvolvida pela OpenAi e disponibilizada no Bing com a criatividade do DALL·E 3, permitindo aos designers explorar um vasto mundo de inspiração e criar imagens únicas com base em suas pesquisas e ideias. Cria estilo Disney Pixar a partir de prompts.
SeaArt.AI
Uma ferramenta inovadora que combina a inteligência artificial com a criatividade, permitindo aos designers criar imagens de alta qualidade e personalizadas, além de oferecer soluções úteis para diversas necessidades visuais. Essa é mais uma excelente opção para profissionais da área de design. Uma ótima ferramenta para criar estilo Disney Pixar a partir de fotos reais.
Ideogram.ai
Uma solução do simples e intuitiva do Google que usa IA para criar ilustrações e designs personalizados com texto, permitindo aos profissionais de design economizar tempo e produzir resultados visualmente atraentes. (a única sem limites diários de criação).
Essas são as minhas recomendações gratuitas para trabalhar com texto digitais.
ChatGPT, Google Bard e Copy.ai são três plataformas de inteligência artificial que podem ser usadas para gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder a perguntas de forma informativa.
ChatGPT
O precursor do grande Boom das Inteligências Artificiais, ele é uma plataforma de chatbot de código aberto desenvolvida pela OpenAI. É conhecida por sua capacidade de gerar texto realista e envolvente, sendo considerado o mais adequada para a geração de texto realista.
Google Bard
É uma plataforma de IA conversacional desenvolvida pelo Google. É conhecida por sua capacidade de fornecer respostas informativas a perguntas abertas, mesmo que sejam desafiadoras ou estranhas.
Copy.ai
Uma plataforma de IA de geração de conteúdo criativo. É conhecida por sua capacidade de gerar diferentes formatos de texto criativo, para: Blog, e-mail, cartas, scripts, peças musicais, redes sociais, reescrita de textos a partir de um trecho existente, etc...
Quer conhecer mais sobre o assunto?
Sugiro o curso da Trybe falando sobre “Inteligência Artificial na prática para sua carreira”. Nele você aprende desde a origem dessa tecnologia, o uso da IA generativa em seu dia a dia, e seus dilemas éticos ou polêmicos.
O DESIGN é essencial para a resolução de problemas complexos, e você não vai realmente deixar essa oportunidade escapar, vai?