Experience Day

Mão na Massa: Quem não tem curiosidade de saber como funciona uma agência publicitária e sanar todas as suas dúvidas.

É de extrema importância conhecer muito bem o campo em que se quer ingressar? Sim, é necessário, pois facilita nas suas escolhas, as dúvidas irão se esgotando e aquela famosa frase que vem em mente vai sumindo: “será que é isso mesmo que quero fazer?”. O Experience Day chegou para te ajudar, mostrar uma luz, esclarecendo dúvidas e mostrando que um dia de experiência vale muito a pena.

Uma experiência vivida por Amanda Nunes

É de extrema importância conhecer muito bem o campo em que se quer ingressar? Sim, é necessário, pois facilita nas suas escolhas, as dúvidas irão se esgotando e aquela famosa frase que vem em mente vai sumindo: “será que é isso mesmo que quero fazer?”. O Experience Day chegou para te ajudar, mostrar uma luz, esclarecendo dúvidas e mostrando que um dia de experiência vale muito a pena.

Em uma espécie de teste na área publicitária, que ocorreu em uma Universidade de São Paulo, foram divididos em “agências” os grupos de pessoas que lá estavam, para que pudessem saber como era o verdadeiro funcionamento de uma agência de publicidade, quais eram seus desafios e seus objetivos. Neste dia, todos tiveram surpresas: uns se identificando, outros nem tanto; pessoas saindo daquele lugar tendo certeza de qual faculdade iriam ou não cursar. Isso mostra a importância de conhecer na prática a área de atuação, para obter novos pontos de vista e saber qual caminho seguir dentro de uma área que possibilita muitas opções profissionais… Sim, temos que nos arriscar muitas vezes para descobrir o que queremos e qual é a nossa área ideal, buscar sempre novos objetivos e conhecimentos,  pois o leque de opções para trabalhar é imenso.

No “Experience Day”, os interessados na área de publicidade e propaganda foram desafiados a criar uma peça publicitária para a Nestlé, baseando-se no briefing que apresentava muitos detalhes e definições de como o projeto deveria ser idealizado. O briefing é um documento muito importante e de extrema utilidade dentro da área: é desenvolvido um documento com todos os questionamentos do desenvolvedor para o cliente. Nele, se especifica quais são as preferências e o que o cliente espera receber. Esse briefing, entregue para as agências, seria a área de atendimento, que faz a ligação entre a empresa para qual será feita a  peça publicitária e o desenvolvedor do projeto (neste caso, alunos que estavam no evento), montando um cronograma e elaborando o produto baseado na pedida do consumidor. Foram necessários vários questionamentos até a conclusão da criação do produto final, mostrando a importância da plena compreensão do briefing, visto que o trabalho é muito dificultado quando existem dúvidas sobre como fazer o produto da maneira desejada pelo cliente.

Muitos grupos tiveram excelentes ideias, e para definir a melhor, encontrou-se dificuldade, pois haviam muitas mentes criativas com ideias distintas para a mesma campanha. A solução foi colocar a necessidade de alcance da peça em uma “peneirar”, eliminando as que não serviriam para o potencial de alcance, e coletando as que teriam potencial positivo, para assim, escolher a definitiva. Neste momento, é comum ocorrer desentendimento, pelo fato de conter muitas ideias diferentes e o resultado final não abranger a sugestão de todos.

É um período em que é preciso flexibilidade para entender e escolher as melhores ideias para o produto, mesmo que ela tenha vindo de outro companheiro de trabalho.

“É preciso saber desenhar para ingressar na área da comunicação?” Bom, saber desenhar não é um requisito fundamental para a área, até porque no “Experience Day” ninguém tinha esse dom, e saíram ótimas peças publicitarias.

Não limite a comunicação como uma área em que é preciso ter alguma habilidade específica (como desenho e criatividade, por exemplo) para se destacar, pois ela vai muito além do que só o departamento de criação.

Por outro lado, o inglês está muito presente nos ambientes comunicativos, e isso pode dificultar muito a compreensão para quem não tem domínio sobre a língua estrangeira.

Neste projeto da Nestlé, vários termos em inglês causaram dúvidas e atrapalharam o desenvolvimento do produto por parte dos integrantes que não os conheciam e, por muitas vezes se perdiam na associação do contexto descrito.

É de extrema importância que os interessados na área da comunicação tenham consciência das muitas dificuldades que terão em seu estudo e ambiente de trabalho se não possuírem conhecimento linguístico adequado.

Ufa! Após tantas informações, vale ressaltar que é de grande valor ao interessado, ouvir, ler ou viver algo relacionado a um dia de experiência, pois isso só agrega conhecimento para tomar a decisão correta e ajuda muito a decidir o que fazer no seu futuro profissional. Pontos positivos e negativos sempre existirão, em todas as áreas, mas o que faz a diferença é se identificar com algum campo profissional. Os pontos negativos não desaparecem, mas os positivos ficam em evidencia e a dedicação ao seu trabalho cresce cada vez mais em busca do sucesso.

Caminhos da Comunicação

Um manual de sobrevivência para jovens comunicadores, nessa post você vai encontrar uma serie de  artigos que podem te ajudar a encontrar a oportunidade de conhecer os caminhos da comunicação, seja ele com Designer, Publicitário ou profissional de Marketing, conteúdo esse que aborda temas do cotidiano e dicas para ajudar na escolha do melhor caminho nesse inicio da jornada como profissional.

Em um estado com mais de 45 milhões de habitantes, inúmeras opções de trabalho, e indefinidas dúvidas universitárias, o que sempre se busca é a melhor opção para garantir um bom futuro e ter a profissão desejada. Mas como saber qual é a profissão desejada e ter um sucesso profissional além de uma satisfação pessoal? Muitas vezes o que se vê sobre uma área de atuação antes de estar ingressado nela, não mostra o suficiente para se obter a confiança e certeza, tornando o poder de decisão um verdadeiro peso na vida de muitos.