Você conhece as boas praticas na hora exportar arquivos corretamente?

As pessoas estão sempre focadas em suas carreiras, e geralmente acabam focando apenas no necessário para se destacar um uma área específica de Design. Não existem problema em levar a vida dessa forma, porém quando encontramos um desafio que nos tira da zona de conforto precisamos buscar referências para fazer o trabalho corretamente.

Na área de Design somos comumente jogados no mesmo pacote e julgam como se todo Designer soubesse de todas as formas e funções, como: Design Gráfico, Web Design, UI Design, UX Design, Arte Finalista, Diretor de Arte. Sabemos que cada uma dessas funções de Design possuem as suas especialidades e exigências de conhecimento e formas de exportação de arquivos, então para resolver isso vou dar uma breve explicação das variações de fechamento de arquivos e suas boas praticas.

As necessidades mais comuns, são, imagens de impressão, imagens digitais para sites ou redes sociais. Mas você sabe como fechar o arquivo corretamente para cada um? Lembrando que antes de fechar os arquivos precisamos lembrar de alguns requisitos. Aqui estão alguns passos que você pode seguir:

Site, aplicativo e e-mail:

  • Redimensionar a imagem: na Web normalmente as imagens para sites não precisam ter mais do que 1920px de largura, para e-mails a largura é de 600px, lembrando que a altura pode sempre se adaptar e deixar o site responsivo.

  • Resolução ou Compressão da imagem: para sites trabalhamos com JPG ou WEBP com 72PPI*, e nele você pode ajustar o nível de compressão para equilibrar a qualidade visual e o tamanho do arquivo. Isso acontece pois precisamos pensar no desempenho do site para computadores, mas principalmente por causa do tempo de carregamento.

  • Salvar com o perfil de cores adequado: RGB que é amplamente suportado por navegadores e telas em geral independente de tamanhos ou formatos.

  • Renomear o arquivo: Dê um nome descritivo ao arquivo da imagem e use palavras-chave relevantes, separadas por hífens, para ajudar na otimização de mecanismos de busca (SEO) e na organização do seu site.

Redes Sociais:

  • Redimensionar a imagem: Nas redes sociais os formatos mais comuns, são de, 1080x1080px para quadrados, 1920×1080 para Stories, e 1200x624px em publicações mais formais. Apesar de serem os formatos mais comuns, cada rede social possui suas especifidades e variações de formatos, como capa ou imagem de perfil, por isso é sempre bom buscar as dimensões indicadas.

  • Resolução da imagem: para sites trabalhamos com PNG com 72 ou 96PPI*, nele não temos a necessidade de compressão, pois a própria rede social cria variações da imagem em formatos próprios e otimizados com medidas e resolução de acordo com a tela ou a qualidade da internet. Isso sempre feito para aperfeiçoar o carregamento e ocupar pouco espaço no celular dos usuários.

  • Salvar com o perfil de cores adequado: RGB que é amplamente suportado por navegadores e telas em geral independente de tamanhos ou formatos.

Redes Sociais:

  • Redimensionar a imagem: Nas redes sociais os formatos mais comuns, são de, 1080x1080px para quadrados, 1920×1080 para Stories, e 1200x624px em publicações mais formais. Apesar de serem os formatos mais comuns, cada rede social possui suas especifidades e variações de formatos, como capa ou imagem de perfil, por isso é sempre bom buscar as dimensões indicadas.

  • Resolução da imagem: para sites trabalhamos com PNG com 72 ou 96PPI*, nele não temos a necessidade de compressão, pois a própria rede social cria variações da imagem em formatos próprios e otimizados com medidas e resolução de acordo com a tela ou a qualidade da internet. Isso sempre feito para aperfeiçoar o carregamento e ocupar pouco espaço no celular dos usuários.

  • Salvar com o perfil de cores adequado: RGB que é amplamente suportado por navegadores e telas em geral independente de tamanhos ou formatos.

Impressão:

  • Redimensionar a imagem: Por padrão as impressões são medidas em metros, centímetros, milímetros ou polegadas, e precisam de sangrias (uma margem de segurança em volta da imagem que evite problemas na hora do recorte), a sangria pode podem variar de 2mm para impressões pequenas até 2cm para impressões gigantes, mas na dúvida 5mm pode se aplicar bem na maioria das situações e gráfica.

  • Resolução da imagem: por padrão costumamos ouvir que as impressões ão de 300DPI**, o que realmente se aplica desde impressos padrão até banners médios, porém em situações de grandes impressões como Outdoor e fachadas onde podemos imprimir em resoluções menores pois as pessoas não teriam a visualização de perto para ver os pontos de impressão.

  • Salvar com o perfil de cores adequado: o CMYK e o Pantone dominam o mercado de impressão, isso acontece com o CMYK por conseguir uma economia de tinta com menor variação de cor na impressão, quando pensamos em Pantone sempre escolhemos por não ter variação na impressão independente da embalagem ou da gráfica, mas tem tudo é perfeito, e existe um número limitado de gráficas preparadas para esse padrão, o que acaba encarecendo o trabalho, e acaba sendo utilizado apenas para impressões em larga escala.

Legenda rápida

* DPI (dots per inch): É uma medida usada principalmente em impressão para determinar a densidade de pontos de tinta em uma imagem impressa. Indica quantos pontos individuais de tinta são colocados em uma polegada linear. Quanto maior o DPI, mais detalhada será a impressão. Por exemplo, uma impressora com uma resolução de 300 DPI coloca 300 pontos de tinta por polegada.

** PPI (pixels per inch): É uma medida usada principalmente em dispositivos de exibição, como monitores, telas de computador, smartphones e tablets. Refere-se à quantidade de pixels em uma polegada linear da tela. Quanto maior o PPI, maior a densidade de pixels e maior será a nitidez da imagem exibida.

Existem algumas boas práticas a serem consideradas ao fechar arquivos, e vou destacar algumas diretrizes gerais para cada um desses casos.

Fechamento de arquivos para Site e e-mail:

  • Resolução 72ppi;

  • Formato JPG ou WEBP;

  • Cores sempre RGB;

  • Pensando em desempenho e responsividade, comprima a imagens e limite a larguras para 1920px em Desktop e 1080px e Mobile.

Fechamento de arquivos para Redes Sociais:

  • Resolução 72 ou 96ppi;

  • Formato PNG ou JPG;

  • Cores sempre RGB;

  • Certifique-se da quantidade, legibilidade e do tamanho da fonte, para não perder legibilidade.

Fechamento de arquivos para Impressão:

  • Resolução 300dpi;

  • Formato PDF, Vetor ou JPG sem compressão;

  • Cores sempre use CMYK ou Pantone;

  • Tenha muita atenção a sangria e certifique-se de que os textos estão em curvas antes do envio.

O DESIGN é essencial para a resolução de problemas complexos, e você não vai realmente deixar essa oportunidade escapar, vai?

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