Carometro Agência 4READ

Uma Novidade incrível, esses dias eu fui pesquisar a palavra carômetro no Google e descobri que um trabalho de faculdade postado aqui no site dia 15 de maio de 2017 está nas primeiras posições da pesquisa, aqui você ver o post citado. E você pode ver o a publicação original no link: https://endriuplatas.com.br/carometro-agencia-4read/.

Para muitos isso não tem muito valor, mas para quem entende de internet sabe a dificuldade de ter reconhecimento do Google e ficar bem ranqueado de forma orgânica.

Para ajudar pessoas que como eu tiveram dificuldade de encontrar boas praticas no desenvolvimento desse material, foi que eu escrevi essa publicação.

Mas o que é Carômetro?

Carômetro se trata de um repositório de informações de pessoas ou grupos contendo uma foto e descrição resumida de funções ou informações pessoais, geralmente criado como um documento em apenas uma página.

  • Trabalhos escolares ou universitários;

  • Utilizações empresariais e lideranças;

  • Por sua versatilidade pode chegar a pequenos organogramas, quadros de colaboradores ou descrição de times;

  • Sua utilização pode ser bem aproveitada no Digital ou Impresso pela sua versatilidade e organização.

Por se tratar de um material versátil, podemos encontrá-lo em diversos formatos e com variados propósitos. Mas em uma busca por carômetro na internet podemos encontrar pouco sobre o assunto, por isso esse texto pode ser destacado em sua situação ou necessidade atual.

Diferente dos créditos que costumamos ver no final dos filmes, essa atividade é voltada para grupos menores com a opção de impressão ou destacar num site por exemplo. Sua função claramente é apresentar cada integrante de forma clara, criativa e objetiva, além de descrever a função de cada integrante do grupo, e esse foi exatamente o meu caso, pois para descrever aos professores quem era o grupo, e qual a sua atribuições em cada uma das atividades que integravam as matérias do semestre criamos esse documento.

Logo abaixo mostro exemplos de utilização de um carômetro, e nele dou dicas praticas para seu desenvolvimento.

Carômetro PublicArt - Revista

Carômetro da revista “Share” nele 6 integrantes universitários trabalham para buscar de informações sobre os caminhos da comunicação, feito de forma disruptiva a expressar um estilo mais jovem e irreverente onde as informações estão no expediente abaixo da imagem.

Em um manual de sobrevivência para jovens comunicadores, e aqui você vai encontrar uma serie de artigos que podem te ajudar a encontrar a oportunidade de conhecer os caminhos da comunicação, seja ele com Designer, Publicitário ou profissional de Marketing, conteúdo esse que aborda temas do cotidiano e dicas para ajudar na escolha do melhor caminho nesse inicio da jornada como profissional.

Os aspectos de criação que podem servir de dicas: Usar de criatividade, quebrar padrões, mas deixar de forma clara a atuação de cada um no desenvolvimento do projeto acadêmico.

Carometro_2_semestre-Endriu_Platas
Carometro-Infomach

Carômetro Infomach - Site

Podemos encontrar um carômetro institucional, utilizado no site para manter atualizado o corpo de colaboradores, e nele vemos algo mais objetivo, pois temos apenas a informação de nome e descrição da função da pessoas, mas em outra situação, ele poderia ser organizado para diferenciar posições de liderança ou por área de atuação. 

Os aspectos de criação: Usar de criatividade ou formalidade (dependendo sempre do tom de vós da empresa), utilizar apenas as informações necessárias para o contexto da páginas, utilizar elementos preexistentes da identidade da empresa para não perder o padrão.

Carômetro PublicArt - Documento impresso em A4

Carômetro da revista “Share” nele 6 integrantes universitários trabalham para buscar de informações sobre os caminhos da comunicação, feito de forma disruptiva a expressar um estilo mais jovem e irreverente onde as informações estão no expediente abaixo da imagem.

Em um manual de sobrevivência para jovens comunicadores, e aqui você vai encontrar uma serie de artigos que podem te ajudar a encontrar a oportunidade de conhecer os caminhos da comunicação, seja ele com Designer, Publicitário ou profissional de Marketing, conteúdo esse que aborda temas do cotidiano e dicas para ajudar na escolha do melhor caminho nesse inicio da jornada como profissional.

Os aspectos de criação que podem servir de dicas: se atentar as margens, possui um espaço maior para informações (caso necessário), cuidado com os recortes das imagens.

Carometro_final-Endriu_Platas
Carometro-negativo

Carômetro - Bônus

Ideias melhor a criação, fugindo um pouco dos padrões tradicionais:

  • apresentar as pessoas dentro de formas como quadrados, círculos ou retângulos;
  • elementos sobrepostos as fotos são bem vindos, e podem trazer uma sensação de movimento interessante (mas cuidado com a percepção do usuário e sua leitura);
  • ilustrar o fundo com elementos que remetam identidade do projeto já existente;
  • imprimir a imagem negativa, dessa forma a pessoas precisaria de um celular com filtro de camera invertida para visualizar corretamente;
  • utilização de QR Code individual por pessoal, com um link direcionando para um perfil mais completo da pessoa.
  • caricaturas das pessoas podem deixar o projeto mais divertido e amigável, porem pode levar o projeto a consumir um tempo maior de desenvolvimento.

O DESIGN é essencial para a resolução de problemas complexos, e você não vai realmente deixar essa oportunidade escapar, vai?