Em um estado com mais de 45 milhões de habitantes, inúmeras opções de trabalho, e indefinidas dúvidas universitárias, o que sempre se busca é a melhor opção para garantir um bom futuro e ter a profissão desejada. Mas como saber qual é a profissão desejada e ter um sucesso profissional além de uma satisfação pessoal? Muitas vezes o que se vê sobre uma área de atuação antes de estar ingressado nela, não mostra o suficiente para se obter a confiança e certeza, tornando o poder de decisão um verdadeiro peso na vida de muitos. Para ajudar a todos e concretizar a certeza da melhor escolha, surge em São Paulo a 1ª edição da Revista #Share trazendo bagagem e êxito, mostrando para todos os jovens aspirantes a comunicadores, os caminhos da comunicação na grande selva de pedras.
O que te motivou a entrar na área?
Eu sempre soube que minha vocação era para a área de humanas, pesquisei muito sobre as possibilidades que me agradavam e senti que a publicidade seria a melhor escolha. Eu sempre amei desenhar na minha infância e sentia que eu precisava trabalhar com a minha criatividade. No início a grande motivação era trabalhar com criação em agência de publicidade, me apaixonava por comerciais, anúncios e pelos grandes profissionais das maiores empresas do país. Mas nem cheguei a viver essa experiência, no meio do curso na faculdade eu tive que escolher o caminho que ia seguir entre CRIAÇÃO e MARKETING, antes do momento da decisão, durante o curso, fui me sentindo mais motivada a SER A EMPRESA, sentia em cada trabalho que eu apresentava que se eu optasse por criação não me sentiria realmente parte do projeto, é claro que a agência tem total envolvimento, mas eles não são a empresa, eles não vivem os problemas para terem o poder de decisão sobre um objetivo. Percebi então, que o MARKETING era o meu caminho, e foi a melhor decisão que eu tomei, eu vivo tanto a empresa que eu trabalho que estou aqui até hoje, como uma extensão da minha família.
A experiência mais marcante da sua carreira?
Eu faço parte de um grande grupo de empresas que pertencem ao maior comunicador do país. Dentre as responsabilidades da minha área MARKETING DE RELACIONAMENTO, estão definir os produtos e comerciais veiculados nos programas da Jequiti exibidos no SBT, hoje temos o Roda a Roda, que já está no ar há 9 anos, desde quando comecei a trabalhar aqui, e temos também outros programas, alguns apresentados pelas filhas do Silvio Santos, mas a maioria apresentados por ele mesmo.
Por isso, o momento mais marcante da minha vida sem dúvida, foi a primeira vez em que o Silvio Santos me viu sentada na produção do programa e perguntou se eu era nova ali, ele quis me conhecer. O engraçado é que ele fez essa mesma pergunta mais algumas vezes durante todo esse tempo, mas ter a oportunidade de trabalhar com uma figura tão querida por todos os brasileiros é maravilhoso.
Quais são os desafios da Profissão?
Com tanta empresa lutando por uma fatia do mesmo mercado, acho que os maiores desafios hoje é ser diferente, tentar buscar ideias inovadoras e caminhos que ninguém ainda tinha seguido. Quando me deparo com um projeto novo, tenho que lembrar de tudo que já foi feito no mercado e por nós mesmo para trazer algo diferente que atraia a atenção dos nossos consumidores.
O maior desafio da sua carreira?
Eu sempre tenho grandes desafios, como trabalho com Programas de Incentivos (exemplo: compre X produtos e concorra a sorteio de X prêmios). Para os lançamentos de produtos, tenho que trazer premiações diferentes com a cara do produto. A categoria mais importante da Jequiti que traz a maior receita da empresa é a perfumaria, por isso, temos parcerias com celebridades que assinam as nossas fragrâncias. Já fizemos alguns Programas de Incentivos que envolviam a presença de celebridades, e trabalhar com celebridade é sempre muito complicado, já passei por situações em que a presença da celebridade foi cancelada e tivemos que nos desculpar com nossos clientes e compensa-los de outra forma.
Quais são os pontos positivos e negativos de se trabalhar nessa área?
Na minha opinião dentro os pontos positivos estão trabalhar com criatividade com temas divertidos e gostosos, e principalmente não ter rotina nenhum dia. Dentre os pontos negativos estão o acumulo de atividades, principalmente em momento de crise, como esse em que o país está passando, onde as vendas das empresas começam a cair, o Marketing recebe demandas constantes do Comercial para desenvolver ações que estimulem as vendas dos produtos.
Dicas para quem está começando na área?
Minha dica para quem está começando na área é tentar descobrir todos os caminhos que você pode seguir, existe muita opção e todas são bem diferentes, você pode trabalhar com Produto, Relacionamento, Incentivos, Comunicação, Criação, Assessoria de Imprensa, Internet e muitas outras. Você pode trabalhar em diferentes áreas para se tornar um profissional mais completo, mas provavelmente algo te atrairá mais, por isso é bacana conhecer e pesquisar tudo, saber que a Publicidade não se resume a comerciais e campanhas publicitárias. _
Caminhos da Comunicação
Um manual de sobrevivência para jovens comunicadores, nessa post você vai encontrar uma serie de artigos que podem te ajudar a encontrar a oportunidade de conhecer os caminhos da comunicação, seja ele com Designer, Publicitário ou profissional de Marketing, conteúdo esse que aborda temas do cotidiano e dicas para ajudar na escolha do melhor caminho nesse inicio da jornada como profissional.
Em um estado com mais de 45 milhões de habitantes, inúmeras opções de trabalho, e indefinidas dúvidas universitárias, o que sempre se busca é a melhor opção para garantir um bom futuro e ter a profissão desejada. Mas como saber qual é a profissão desejada e ter um sucesso profissional além de uma satisfação pessoal? Muitas vezes o que se vê sobre uma área de atuação antes de estar ingressado nela, não mostra o suficiente para se obter a confiança e certeza, tornando o poder de decisão um verdadeiro peso na vida de muitos.