É de extrema importância conhecer muito bem o campo em que se quer ingressar? Sim, é necessário, pois facilita nas suas escolhas, as dúvidas irão se esgotando e aquela famosa frase que vem em mente vai sumindo: “será que é isso mesmo que quero fazer?”. O Experience Day chegou para te ajudar, mostrar uma luz, esclarecendo dúvidas e mostrando que um dia de experiência vale muito a pena.
Em uma espécie de teste na área publicitária, que ocorreu em uma Universidade de São Paulo, foram divididos em “agências” os grupos de pessoas que lá estavam, para que pudessem saber como era o verdadeiro funcionamento de uma agência de publicidade, quais eram seus desafios e seus objetivos. Neste dia, todos tiveram surpresas: uns se identificando, outros nem tanto; pessoas saindo daquele lugar tendo certeza de qual faculdade iriam ou não cursar. Isso mostra a importância de conhecer na prática a área de atuação, para obter novos pontos de vista e saber qual caminho seguir dentro de uma área que possibilita muitas opções profissionais… Sim, temos que nos arriscar muitas vezes para descobrir o que queremos e qual é a nossa área ideal, buscar sempre novos objetivos e conhecimentos, pois o leque de opções para trabalhar é imenso.
No “Experience Day”, os interessados na área de publicidade e propaganda foram desafiados a criar uma peça publicitária para a Nestlé, baseando-se no briefing que apresentava muitos detalhes e definições de como o projeto deveria ser idealizado. O briefing é um documento muito importante e de extrema utilidade dentro da área: é desenvolvido um documento com todos os questionamentos do desenvolvedor para o cliente. Nele, se especifica quais são as preferências e o que o cliente espera receber. Esse briefing, entregue para as agências, seria a área de atendimento, que faz a ligação entre a empresa para qual será feita a peça publicitária e o desenvolvedor do projeto (neste caso, alunos que estavam no evento), montando um cronograma e elaborando o produto baseado na pedida do consumidor. Foram necessários vários questionamentos até a conclusão da criação do produto final, mostrando a importância da plena compreensão do briefing, visto que o trabalho é muito dificultado quando existem dúvidas sobre como fazer o produto da maneira desejada pelo cliente.
Muitos grupos tiveram excelentes ideias, e para definir a melhor, encontrou-se dificuldade, pois haviam muitas mentes criativas com ideias distintas para a mesma campanha. A solução foi colocar a necessidade de alcance da peça em uma “peneirar”, eliminando as que não serviriam para o potencial de alcance, e coletando as que teriam potencial positivo, para assim, escolher a definitiva. Neste momento, é comum ocorrer desentendimento, pelo fato de conter muitas ideias diferentes e o resultado final não abranger a sugestão de todos.